Dossiê Organização do Conhecimento & Gênero

D

Um dossiê O²S²O

A partir dos experimentos O²S²O, na parceria com o grupo de pesquisa Organização do Conhecimento, coordenado pela Profa. Dra. Rosali Fernandez de Souza, foi desenvolvida a disciplina Organização dos Domínios do Conhecimento (ODC), no segundo semestres de 2016, no contexto do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

A disciplina procurou discutir as dimensões que orbitam as tensões da International Society for Knowledge Organization (ISKO), que realizava ali naquele semestre, pela primeira vez, a sua conferência internacional em território brasileiro, no Rio de Janeiro. Tais tensões representam os territórios epistemológico-histórico, teórico-aplicado e sociopolítico da ISKO.

Para a disciplina, constituiu-se o olhar sobre as tensões entre as dinâmicas científico-sociais e o domínio Gênero. Processos, práticas, instrumentos, teorias e métodos foram debatidos, gerando a construção de pesquisas de verticalização em dadas conformidades das relações entre as linguagens documentárias e o universo social. O resultado final perpassou a construção do 3. COC, em maio de 2017, e a publicação do Dossiê Organização do Conhecimento & Gênero, pela Revista Informação & Informação.

© 2018 - Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ